NISSAN BENN - 300X250 - julho

BR-364 e Calama lideram ranking de vias com mais acidentes em Porto Velho

Painel do Detran-RO aponta 1.399 sinistros até junho de 2025, com destaque para rodovias federais e avenidas urbanas entre as mais perigosas da capital.

Compartilhar via
BR-364 e Calama lideram ranking de vias com mais acidentes em Porto Velho

Foto de Divulgação / Crédito: Luis Andreoli

Business

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do RondoMotor.​

Dados atualizados do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) revelam que as vias com maior número de acidentes em Porto Velho são a BR-364, a Avenida Calama e a BR-319, concentrando boa parte dos 1.399 sinistros registrados até o mês de junho de 2025.
 
O painel interativo do órgão estadual, disponibilizado pela Coordenadoria de Estatísticas RENAAEST, mostra que a BR-364 lidera o ranking com 89 ocorrências, seguida de perto pela Avenida Calama, com 76 casos, e a BR-319, com 70 registros.
 
 
 
Acidentes com e sem vítimas
Os dados incluem sinistros com diferentes níveis de gravidade, desde aqueles com somente danos materiais, até acidentes com vítimas não fatais e fatais. No mapa de calor, é possível visualizar pontos críticos onde ocorrem as colisões com maior frequência.
 
Com 97,5% dos sinistros georreferenciados, o levantamento é considerado altamente preciso e ajuda na formulação de políticas públicas voltadas à segurança viária e prevenção de acidentes.
 
Comparativo mostra queda em maio
O comparativo mensal mostra que, entre janeiro e maio de 2025, houve uma queda de 3,1% no número total de sinistros em relação ao mesmo período de 2024 — passando de 1.364 para 1.399 ocorrências. A redução é atribuída ao reforço na fiscalização e campanhas de educação no trânsito.
 
Ponto de atenção
Rodovias federais como a BR-364 e BR-319 continuam sendo áreas de alto risco, exigindo atenção redobrada dos motoristas, especialmente em trechos urbanos e nos horários de maior fluxo.
 
Já nas avenidas Calama, Amazonas e Guaporé, o risco é agravado por cruzamentos movimentados, excesso de velocidade e ausência de passarelas em alguns trechos.

MOTORHOME - Rondônia tem cerca de 200 veículos emplacados, 48 oficiais

Alta Floresta D’Oeste recebe etapa do Campeonato Regional de Motocross e show de manobras no fim de semana