Medida deve beneficiar condutores que não cometeram infrações no ano anterior à renovação da habilitação
O governo federal deve anunciar nesta terça-feira (9) a possibilidade de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que não tenham cometido infrações de trânsito. A informação foi confirmada nesta segunda-feira pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL).
A proposta é voltada aos chamados “bons condutores”, ou seja, aqueles que não tiveram nenhum ponto registrado na CNH no ano anterior à renovação. Para esse público, o processo passaria a ser feito de forma automática, sem a necessidade de comparecimento aos órgãos de trânsito, como ocorre atualmente.
Durante entrevista ao portal G1, o ministro defendeu a medida como uma forma de reduzir burocracias.
“Se não comete infração de trânsito, não precisa que o Estado te dê trabalho. Se não levou ponto, é sinal que não está cometendo infração. E se está dirigindo e não cometeu nenhuma infração, não tem sentido. É só para levar o cidadão ao órgão público novamente”, afirmou Renan Filho.
Segundo o governo, a iniciativa pretende facilitar a vida dos motoristas, além de desafogar os atendimentos presenciais nos Detrans de todo o país. Os detalhes técnicos sobre como o procedimento vai funcionar ainda devem ser divulgados oficialmente.