Consórcio de carro e moto: como funciona e quais as vantagens

Planejar a compra do veículo dos sonhos pode ser mais fácil do que parece quando a opção escolhida é o consórcio.

Compartilhar via
Consórcio de carro e moto: como funciona e quais as vantagens

Foto de Divulgação / Crédito: Luis Andreoli

Business

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do RondoMotor.​

O consórcio é uma forma de compra planejada e econômica, cada vez mais usada por quem sonha em adquirir um carro ou uma moto sem pagar juros altos.
 
O sistema funciona como uma poupança coletiva: os participantes, reunidos em grupos organizados por uma administradora autorizada pelo Banco Central, pagam parcelas mensais. Com o valor arrecadado, a cada mês um ou mais integrantes são contemplados com uma carta de crédito, o valor que pode ser usado para comprar o veículo desejado.
 
A contemplação acontece de duas formas: por sorteio, em que todos têm chances iguais, ou por lance, quando o participante antecipa parcelas e aumenta suas chances de ser escolhido mais rápido. Mesmo após receber a carta de crédito e adquirir o carro ou a moto, o consorciado continua pagando as parcelas até o fim do plano.
 
Ao contrário do financiamento, o consórcio não cobra juros, apenas taxa de administração. Essa característica torna o sistema mais acessível para quem pode esperar, planejar e prefere fugir dos custos elevados do crédito bancário tradicional.
 
Para quem busca realizar o sonho das duas ou quatro rodas de forma segura, o consórcio de carro e moto é uma opção eficiente, desde que feito com uma administradora confiável e dentro do orçamento pessoal.

Vídeo flagra momento em que ciclista é atropelado por caminhonete em Porto Velho

Mãe e filho são atropelados por carro enquanto seguiam de bicicleta para a escola