Detran, PRF e PM intensificam fiscalização e apreendem mais de 20 bicicletas elétricas irregulares no início do ano

Veículos que aparentam ser bicicletas elétricas, mas se enquadram como ciclomotores, foram recolhidos por falta de habilitação, uso de capacete e outras irregularidades; ações seguem nas ruas da cidade.

Compartilhar via
Detran, PRF e PM intensificam fiscalização e apreendem mais de 20 bicicletas elétricas irregulares no início do ano

Folha do Sul / Crédito: Luis Andreoli

Business

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do RondoMotor.​

A fiscalização de trânsito foi intensificada em Vilhena (RO) e já resultou na apreensão de mais de 20 veículos que aparentam ser bicicletas elétricas, mas que, na prática, se enquadram como ciclomotores. A ação é conduzida pelo Detran, com apoio da PRF e da PM.
 
Somente neste início de ano, o Detran recolheu mais de 20 veículos desse tipo no município. A principal diferença entre uma bicicleta elétrica e um ciclomotor está na forma de funcionamento: a bicicleta elétrica não pode possuir acelerador e tem velocidade limitada, enquanto os modelos apreendidos atingem velocidades superiores a 32 km/h, característica que os enquadra como ciclomotores pela legislação de trânsito.
 
O número de apreensões pode ser ainda maior, já que a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal também vêm coibindo o uso irregular desses veículos nas vias da cidade. As ações têm como foco principal garantir a segurança no trânsito e o cumprimento das normas legais.
 
Recentemente, um leitor flagrou quatro bicicletas elétricas sendo guinchadas no bairro Jardim América, em Vilhena. Os veículos foram recolhidos por uma equipe do Detran e encaminhados ao pátio da Ciretran, após constatação de irregularidades.
 
De acordo com os órgãos de fiscalização, o comportamento dos condutores tem sido determinante para as abordagens. Muitos usuários circulam sem capacete, sem habilitação e em desacordo com as regras previstas para ciclomotores.
 
Além das bicicletas elétricas irregulares, a fiscalização também mira as chamadas “motinhas”, utilizadas de forma indevida, especialmente por adolescentes. As operações devem continuar nos próximos dias em diferentes pontos da cidade.

BYD confirma planos para ter até cinco picapes no Brasil, incluindo rival da Strada

Golpe do IPVA é registrado em cinco estados em 2026; veja como evitar