Com um visual futurista e desempenho digno de supercarros, a Dodge Tomahawk é uma motocicleta que virou lenda entre os entusiastas de velocidade. Lançada como um conceito em 2003, ela impressionou o mundo por trazer nada menos que o motor V10 de 8.3 litros do Dodge Viper, entregando 500 cavalos de potência e prometendo alcançar velocidades inacreditáveis de até 560 km/h.
Uma supermáquina sobre duas… ou quatro rodas?
Apesar de visualmente parecer uma moto, a Dodge Tomahawk na verdade possui quatro rodas, dispostas em pares muito próximos — o que ajuda na estabilidade em altas velocidades. O modelo foi apresentado como um estudo de design e engenharia, sem a intenção de ser comercializado para o uso nas ruas.
Não homologada, mas vendida
Mesmo sem homologação para trafegar legalmente, algumas unidades da Tomahawk foram construídas e vendidas nos Estados Unidos como peças de coleção. O preço? Na época, cerca de US$ 550 mil, tornando-a também uma das motos mais caras da história.
Especificações técnicas
-
Motor: V10 8.3L do Dodge Viper
-
Potência: 500 cv
-
Transmissão: Duas marchas, com tração por corrente
-
Velocidade máxima teórica: até 560 km/h
-
Aceleração (0 a 100 km/h): estimada em menos de 2,5 segundos
Ícone do exagero
A Tomahawk nunca foi pensada como um produto para o dia a dia. Ela representa o ápice do exagero e da ousadia da indústria automotiva norte-americana, sendo até hoje lembrada como a moto mais rápida do mundo — pelo menos no papel.