Mudança começa em 14 de outubro e prevê apenas item pessoal de até 10 kg sob o assento.
A companhia aérea Gol anunciou a criação de uma nova modalidade de passagens, chamada tarifa Basic, que entra em vigor a partir de 14 de outubro de 2025. A novidade, por enquanto, será aplicada apenas em voos internacionais e prevê restrições para o embarque de bagagem.
Segundo a empresa, os passageiros que optarem por essa tarifa poderão levar apenas um item pessoal de até 10 kg, como bolsa ou mochila, nas dimensões máximas de 32 cm (largura) × 22 cm (altura) × 43 cm (profundidade). O volume precisa caber sob o assento à frente. Nesse caso, malas de mão convencionais deverão ser despachadas mediante pagamento adicional.
A Gol explicou que a mudança faz parte de uma estratégia para “proporcionar opções que se adaptem às necessidades dos diferentes perfis de clientes”. Apesar disso, as tarifas já existentes, como Light, Plus e Max, continuarão disponíveis e ainda incluem a possibilidade de embarcar com bagagem de mão.
📍 No Brasil, a nova tarifa estará disponível inicialmente apenas em voos partindo do Aeroporto do Galeão (RJ) para Montevidéu, no Uruguai, e em rotas internacionais onde a companhia já opera.
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) reforça que todo passageiro tem direito a transportar gratuitamente até 10 kg de bagagem de mão, mas as companhias podem definir regras adicionais sobre dimensões e restrições.
A expectativa é de que a Gol avalie o impacto dessa mudança antes de decidir se expandirá a modalidade para os voos domésticos.