O governo federal lança nesta terça-feira (09/12) um novo aplicativo que permite solicitar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a obrigatoriedade de frequentar uma autoescola. A ferramenta, chamada CNH Brasil, está sendo apresentada em cerimônia no Palácio do Planalto e marca uma mudança significativa no processo de formação de condutores.
Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) já foram orientados sobre a novidade e estão alinhados para o início da implementação do sistema.
De acordo com o governo, o CNH Brasil é uma atualização do atual aplicativo Carteira Digital de Trânsito, reunindo novas funções e adequações às regras recentemente aprovadas. O objetivo é simplificar o acesso aos serviços, permitindo que os candidatos realizem de forma independente etapas como estudo teórico, agendamento de provas e acompanhamento de todo o processo de habilitação.
As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito, após proposta apresentada pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a nova regulamentação, o país avança para um modelo de habilitação mais digital, flexível e alinhado à modernização dos serviços públicos.
A expectativa é que a ferramenta amplie o acesso à CNH, reduza custos e diminua barreiras históricas relacionadas ao processo tradicional de formação de condutores.