Desde 2012, ações coordenadas pelo Detran-RO com apoio das forças de segurança resultaram em milhares de infrações registradas, veículos recuperados e vidas preservadas nas ruas do estado.
Álcool e direção têm provocado tragédias irreversíveis no trânsito, deixando cicatrizes profundas em famílias rondonienses. Para combater essa realidade, a Operação Lei Seca vem sendo realizada há 13 anos em Rondônia, com números que reforçam a importância da fiscalização constante.
Desde 2012, foram mais de 4.577 ações da Operação Lei Seca em todo o estado, promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Polícia Civil e outras forças de segurança. Nessas operações, mais de 247 mil abordagens a motoristas foram realizadas, atuando de forma preventiva e repressiva contra a combinação perigosa entre álcool e direção.
Durante as abordagens, os agentes solicitam os documentos obrigatórios o CNH e CRLV e, quando há suspeita de ingestão de álcool, é realizado o teste do bafômetro ou verificação de sinais visíveis de embriaguez. Até o ano de 2023, foram lavrados 27.751 autos de infração por alcoolemia, segundo dados oficiais dos relatórios do Detran-RO.
Além da repressão ao consumo de álcool ao volante, as ações também têm contribuído com a segurança pública de maneira mais ampla. Em diversas fiscalizações, foram recuperados veículos roubados, apreendidos automóveis com mandados judiciais, além do recolhimento de armas de fogo ilegais e a recaptura de foragidos da justiça.
As estatísticas reforçam a necessidade da conscientização da população sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. A Operação Lei Seca vai além de autuações: ela salva vidas e evita que tragédias irreversíveis ocorram nas vias urbanas e rodovias de Rondônia.