Robôs humanoides já são usados na fabricação de carros

Avanços em inteligência artificial permitem que máquinas assumam tarefas antes exclusivas de humanos nas montadoras

Compartilhar via
Robôs humanoides já são usados na fabricação de carros

Foto de Divulgação / Crédito: Luis Andreoli

Business

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do RondoMotor.​

A automação sempre foi aliada da indústria automotiva para reduzir falhas e aumentar a eficiência das linhas de montagem. Mas, até pouco tempo atrás, algumas funções continuavam restritas a humanos por exigirem raciocínio rápido ou decisões em tempo real. Esse cenário começa a mudar com a chegada dos robôs humanoides interligados por inteligência artificial (IA).
 
 
Na China, a montadora Zeekr, do grupo Geely, iniciou um projeto-piloto em parceria com a UBTECH para treinar robôs Walker S1 em sua fábrica em Ningbo. Equipados com sistema DeepSeek, eles conseguem tomar pequenas decisões de forma autônoma e se comunicam entre si e com um computador central. Quando surgem situações mais complexas, a IA central assume a coordenação, garantindo harmonia na produção.
 
Na Alemanha, a Mercedes-Benz também aposta nessa tecnologia. Em colaboração com a americana Apptronik, a marca testa os robôs Apollo na fábrica de Berlim. Eles já realizam tarefas logísticas, como movimentar módulos e componentes, além de participar da verificação de qualidade.
 
O conceito por trás dessa inovação é chamado de “inteligência de enxame”, inspirado no comportamento das abelhas. Cada robô executa pequenas ações, mas sempre em comunicação constante com os demais, evitando falhas e garantindo que o fluxo da linha de produção não seja interrompido.
 
Especialistas apontam que essa tecnologia deve ganhar força nos próximos anos, ampliando o uso de humanoides em funções industriais e até mesmo logísticas, onde antes apenas trabalhadores humanos tinham autonomia.

Detran tem prazo para comunicar uma multa ao motorista? Entenda

Com chegada do iOS 26, Apple atualiza CarPlay; veja as novidades