Tecnologia experimental lança o pacote de baterias para fora do carro em caso de risco de incêndio
Um vídeo que viralizou nas redes sociais chinesas colocou o Jaecoo 6, SUV da Chery, no centro de uma polêmica mundial. Durante uma demonstração pública, o modelo foi usado para apresentar uma tecnologia experimental que promete reduzir riscos de incêndio em veículos elétricos.
A solução, no entanto, parece saída de um filme de ação: em caso de superaquecimento, o sistema ejeta a bateria inteira para fora do carro, como se fosse um projétil. No teste, o pacote de baterias foi arremessado a vários metros de distância, seguido por fumaça. Técnicos rapidamente contiveram a situação com um cobertor especial contra fogo, em área preparada para o impacto.
Segundo relatos locais, os sensores conseguem identificar o risco e disparar o mecanismo em menos de um segundo, lançando a bateria de 3 a 6 metros. A ideia seria proteger os ocupantes de explosões e fumaça tóxica. Mas críticos alertam: no trânsito, uma bateria que pesa centenas de quilos poderia atingir pedestres ou outros veículos, criando um risco ainda maior.
O evento foi organizado pelo China Automotive Collision Repair & Technology Research Center, em 19 de setembro de 2025, durante o Power Battery Launch Technology Demonstration and Exchange Meeting. Apesar de o Jaecoo 6 ter sido usado no teste, a própria marca afirmou não ter relação com o experimento. Há rumores de participação do Joyson Group, mas a empresa também negou envolvimento.
Para especialistas, o chamado “sistema de ejeção de bateria” não deve passar de um protótipo curioso. Em vez de resolver o risco de incêndio, ele apenas transfere o perigo para terceiros.
O que é o Jaecoo 6?
Conhecido na China como Chery Fulwin X3L, o Jaecoo 6 é a evolução do iCar 03T e adotou esse nome globalmente. O SUV tem estilo robusto, lembrando uma versão reduzida do Land Rover Defender, mas com proposta eletrificada.
Na China, o modelo custa 119.900 yuan (cerca de R$ 90 mil) e utiliza o sistema REEV (elétrico com extensor de autonomia). O motor 1.5 turbo de 154 cv serve apenas para carregar as baterias, enquanto dois motores elétricos entregam 422 cv e 51,5 kgfm de torque.
Segundo a Chery, a autonomia combinada chega a 1.200 km, sendo 215 km apenas no modo elétrico.