Produção do Corolla, Corolla Cross e Yaris Cross está paralisada após destruição da fábrica de Porto Feliz (SP)
A Toyota confirmou que avalia importar motores de outras unidades no exterior para retomar a produção de veículos no Brasil. A medida emergencial ocorre após um forte temporal destruir parte da fábrica de motores de Porto Feliz (SP), inaugurada em 2016 e considerada estratégica para a marca na América Latina.
A unidade produzia os propulsores 2.0 Dynamic Force (linha Corolla) e 1.5 flex (família Yaris e Yaris Cross). Com a paralisação, foram afetadas as plantas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP), responsáveis pelo Corolla, Corolla Cross e Yaris Cross. A empresa admite que a retomada das atividades em Porto Feliz pode levar meses e que a volta plena da produção só deve ocorrer a partir de 2026.
Enquanto busca soluções, a Toyota afirmou que não haverá demissões. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, estão mantidos os empregos de 4.500 trabalhadores diretos e milhares de indiretos. A empresa iniciou tratativas com os sindicatos para aprovar medidas emergenciais que assegurem a manutenção da força de trabalho.
A fábrica de Porto Feliz já havia produzido mais de 1 milhão de motores desde 2016, incluindo exportações para os Estados Unidos. Agora, com a paralisação, a Toyota pode não atingir as metas de vendas previstas para 2025 no Brasil, onde ocupa a quinta posição entre as fabricantes.