RIMA 300X250

Uber anuncia mudanças e revela lista de carros que não serão mais aceitos em 2026

Modelos como Citroën Basalt e Renault Kardian ficam de fora da categoria Black, enquanto o Renault Logan deixará de ser aceito no Comfort.

Compartilhar via
Uber anuncia mudanças e revela lista de carros que não serão mais aceitos em 2026

Foto de Divulgação / Crédito: Luis Andreoli

Business

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do RondoMotor.​

A Uber divulgou uma nova atualização nas regras de aceitação de veículos para motoristas parceiros a partir de 5 de janeiro de 2026. As mudanças afetam as categorias Comfort e Black, que são voltadas a veículos de padrão mais elevado.
 
Entre as principais novidades, a plataforma confirmou que alguns modelos recentemente lançados, como o Citroën Basalt e o Renault Kardian, não serão aceitos nas categorias premium. A decisão gerou polêmica entre motoristas, já que ambos os veículos foram apresentados como opções modernas e tecnológicas no mercado nacional.
 
De acordo com a empresa, as alterações têm o objetivo de “melhorar a experiência dos usuários e parceiros, além de reforçar a atratividade das categorias premium”. A Uber informou que as mudanças foram baseadas em pesquisas com passageiros e análises do mercado, priorizando critérios como espaço interno, conforto e ano de fabricação, e não mais apenas o tamanho do porta-malas.
 
O que muda na categoria Uber Black
 
A partir de 2026, o ano mínimo de fabricação exigido para o Uber Black será atualizado. Por exemplo, o Volkswagen Virtus só poderá rodar se for modelo 2026 ou mais novo. Já Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City passam a ter ano mínimo de 2023.
 
Além disso, alguns modelos serão excluídos permanentemente da categoria, mesmo que novos:
 
  • Citroën Basalt
  • Caoa Chery Tiggo 3X
  • Caoa Chery Tiggo 3
  • Hyundai Kona
  • JAC J3
  • JAC iEV40
  • Peugeot e-2008
  • Renault Kardian
 
Os carros do Uber Black devem ter ar-condicionado, quatro portas e cores específicas (preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco). O motorista precisa ter mais de 100 viagens em outras categorias (exceto Moto e Táxi) e nota mínima de 4,85.
 
O que muda na categoria Uber Comfort
 
A categoria Comfort também terá novos critérios de ano de fabricação. Modelos como Chevrolet Cobalt, Prisma, Toyota Etios Sedan, Renault Logan e Volkswagen Voyage deverão ser 2018 ou mais novos. Já Fiat Argo e Volkswagen Polo terão aceitação apenas para versões fabricadas a partir de 2023.
 
A principal mudança, no entanto, é que o Renault Logan deixará de ser aceito completamente na categoria Comfort a partir de 6 de julho de 2026, independentemente do ano de fabricação.
 
Para atuar nessa categoria, os veículos precisam ter ar-condicionado, quatro portas e cinco lugares, e o motorista deve ter nota mínima de 4,85 e mais de 100 viagens concluídas.
 
E na categoria UberX?
 
No UberX, as mudanças dependem de cada município. De forma geral, veículos fabricados até 2015 não poderão mais operar em cidades que já possuem limite de idade regulamentado para a frota.
 
A Uber orienta os motoristas a verificar as regras específicas da sua cidade diretamente no site ou aplicativo da plataforma.

Detran divulga calendário de exames teóricos e práticos de novembro e dezembro em Rondônia

Toyota Corolla vai mudar radicalmente; veja primeiras imagens